HOMENAGENS AOS PROFISSIONAIS E COLABORADORES DO RODEIO


 


HOMENAGENS AOS PROFISSIONAIS E COLABORADORES DO RODEIO

Para profissionais veteranos e colaboradores do rodeio, (homenageados)       

                  

 HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS VETERANOS DE RODEIO:

HOMENAGEADOS

Em respeito as pessoas que servem de exemplos dignos de serem seguidos ressalto mais uma vez a importância destas homenagens como uma das formas de reconhecimento e valorização destes profissionais. Segue em anexo a relação de nomes e breve relato sobre cada homenageado(a).        

JOÃO SÉRGIO JACINTO (in memoriam) – uma lenda do rodeio e AGRO no Brasil. Nos anos 90, década considerada no rodeio “anos dourados do rodeio no Brasil”, JOÃO SÉRGIO JACINTO foi organizador do rodeio completo Cowboys do Asfalto que destacou Goiânia-GO no cenário nacional e internacional, esse rodeio fazia parte do circuito de rodeio da Festa do Peão de Barretos-SP, também organizou, nos anos 90 e 2000, grandes rodeios em Goiânia. Ganhou o “Oscar do Rodeio Goiano”, pela Revista Arena Country.

Também se destacou, desde sempre, nas Provas de Laço em Bezerro, vindo a construir em seu rancho uma área coberta com toda a infraestrutura para realização de Provas de Laços sendo considerada uma das maiores provas de todo Brasil. Para o AGRO deixou Grande Legado por sua paixão pelas tradições sertanejas, a tradicional Cavalgada JS que por 20(vinte) anos saia de sua fazenda para festa religiosa em Trindade-GO, também por ser grande homem de agronegócios no setor da pecuária, na criação de muares com grande plantel, criação da rústica raça Longhorn, entre outras situações que marcaram sua trajetória no mundo AGRO.   

https://brasilclubederodeio.blogspot.com/2024/09/falece-joao-sergio-jacinto.html

 

 ZÉ CAPETA – uma grande lenda do rodeio no Brasil, foi peão de rodeio por mais de vinte anos, atuou em 11(onze) novelas com destaque para novela Ana Raio e Zé Trovão, também na famosa novela Pantanal, destaque também na novela América (que foi criada com base na vida do cowboy Tião Procópio – consagrado uma lenda como profissional de montarias em touros), é berranteiro consagrado e também considerado uma lenda do rodeio brasileiro.

 

TIÃO PROCÓPIO – Uma grande lenda do rodeio no Brasil Sebastião Procópio Ribeiro, mais conhecido pelo nome “Tião Procópio”, construiu uma grande história nas arenas dos rodeios, sua história de vida serviu de base para novela América que foi um grande sucesso de audiência global. Tião Procópio serve de inspiração para muitos que entram no rodeio. “No final da década de 70 e começo dos anos 80, o rodeio em touros no Brasil sofreu influência do estilo americano e o Tião Procópio foi um dos precursores dessa modalidade.”

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ulpBMtFyyQ8    

 

ADRIANO MORAES – Uma lenda do rodeio, tricampeão mundial na modalidade montaria em touros. “Sempre ao lado da esposa Flávia e dos filhos, Adriano persegue o sucesso porque acredita que montar seja uma missão enviada a ele por Deus. Aliás, nas páginas de "A minha missão é montar - História de vida do peão de rodeio Adriano Moraes", fica evidente a forte relação desse casal com a Igreja, a Renovação Carismática e, sobretudo com a Canção Nova.”

Fonte: https://www.amazon.com.br/minha-miss%C3%A3o-montar-Hist%C3%B3ria-Adriano-ebook/dp/B01CPY9J6Y   


JOSÉ CAIXETA - José Vitor Caixeta Ramos, mais conhecido pelo nome “Zé Caixeta” sempre foi um apaixonado pelas tradições sertanejas, especialmente o rodeio vindo a receber o “Oscar do Rodeio Goiano” pela grande festa de rodeio em Anápolis-GO na EXPOANA. Recebeu da Câmara Municipal de Anápolis-GO a Comenda Doutor Henrique Santillo, mais alta honraria deste município.

“Iniciou na política em Souzânia como subprefeito por cinco mandatos. Presidiu o Demer no governo Anapolino de Faria. Vereador por dois mandatos, de 2001 a 2004, e de 2005 a 2008.Foi presidente da Câmara Municipal de Anápolis por duas vezes e presidente do Sindicato Rural por duas vezes. Atualmente é vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e vice-presidente do Sindicato Rural de Anápolis.”

Fonte: https://www.facebook.com/sindicatoruralanp/posts/505322959962436/?locale=pt_BR


EMIVAL SILVEIRA DUARTE - VALIM (in memoriam) - organizador do rodeio de Campo Limpo-GO rodeio conhecido como "Barretinho de Goiás" em referência à famosa Festa do Peão de Barretos, evidencia a grandiosidade e a importância que o evento ganhou na região, impulsionada por sua organização. O fato de o nome de Valim ser lembrado "in memoriam" junto ao nome do rodeio demonstra o respeito e a gratidão da comunidade local por seu papel na criação e consolidação do Barretinho de Goiás. Em vida VALIM recebeu o “Oscar do Rodeio Goiano” da Revista Arena Country.  Além disso, Emival era muito querido em Anápolis, pois ocupou o cargo de gerente de um grande banco da cidade e fez parte da diretoria do Sindicato Rural de Anápolis-GO.

HELINHO FIUZA – outra lenda do rodeio no Brasil, Hélio Fiuza, mais conhecido pelo nome Helinho Fiuza consagrou seu nome nas arenas do rodeio nas maiores provas de laço e provas de três tambores do Brasil. Conhecido, respeitado e admirado Helinho Fiuza recebeu o “Oscar do Rodeio Goiano” da Revista Arena Country como melhor juiz de provas funcionais.

LAURO DIAS – conhecido por organizar um dos melhores rodeios do Brasil. Lauro Dias foi pioneiro no rodeio no Estado de Goiás por chamar a atenção para rodeio realizado no interior, no Município de Rio Verde – GO. Recebeu o “Oscar do Rodeio Goiano”, pela Revista Arena Country por este grande rodeio realizado em Rio Verde - GO.    

BETH ROSE – grande lenda do rodeio e pioneira nos concursos de rainha do rodeio e princesa do rodeio em Goiás, também desfiles, abertura de festa na arena de rodeio e bailes country. Grande amiga do rodeio ajudou muitos profissionais e grande companheira do rodeio colaborando com grandes festas, inclusive o 1º rodeio internacional de Goiânia, na SGPA. Inovou no rodeio como uma mulher profissional do rodeio sendo consagrada, admirada e respeitada em um universo exclusivamente masculino.           

CLAUDIA SOARES LIMA – Mais conhecida como Claudinha do Rodeio recebeu o “Oscar do Rodeio Goiano” pela Revista Arena Country por ser grande colaboradora do rodeio no Brasil, por ter prestado assessoria em grandes festas de rodeio, por ter prestados vários trabalhos no marketing de rodeio (especialmente no marketing da SGPA no rodeio internacional em 2001)  e por ter criado desde 1996 com muitos amigos o CCRB um Clube de Colaboradores de Rodeio no Brasil que com recursos próprios de forma independente com o tempo cresceu em todo território nacional unindo muitas pessoas apaixonadas pelo rodeio (tendo colaboradores em 26 estados e no DF, também Texas-EUA e Londres-UK). Colaborou com a realização da 1ª Exposição do Cavalo Mangalarga de Goiás, em Goiânia-GO. Os amigos do CCRB em 29 anos de existência realizam divulgação das festas de rodeio, eventos rurais visando sempre a valorização das raízes rurais, valorização dos profissionais de rodeio, valorização do rodeio, da agricultura familiar, do homem do campo, das tradições sertanejas, do AGRO, dos Leilões, entre outras situações importantes no mundo rural. Também foi fundadora do Clube do Berrante em Goiânia-GO e muito conhecida nos anos 90 através da Rádio Terra como Claudia Soares do Clube do Berrante. Também foi a única representante do rodeio goiano a conduzir a tocha olímpica das Olimpíadas Rio 2016 e entrando com a tocha olímpica na arena da Festa de Rodeio de Aparecida de Goiânia-GO. Fez com o Grupo CCRB cobertura de vários eventos em Goiás por 29 anos (Pecuária de Goiânia, Rodeio de Anápolis, Rodeio de Rio Verde, Rodeio de Aparecida de Goiânia, Rodeio de Goiatuba, Rodeio de Itumbiara, Rodeio de Inhumas, Rodeio nos Bairros (em Goiânia e Aparecida de Goiânia), entre outros.        

LUIZ CARLOS GOIANO – grande locutor das arenas do rodeio, recebeu o “Oscar do Rodeio Goiano” da Revista Arena Country na categoria melhor locutor. Com estilo muito original na locução de rodeio, com muita interação com o público do rodeio e os organizadores da festa de rodeio. Muito respeitado, admirado e querido por todos do rodeio, especialmente o público que gosta de rodeio tradicional que preserva as tradições sertanejas do rodeio.     

MARCIO HENRIQUE – grande profissional da área de sonorização de rodeio e mais conhecido pelo nome Marcio Henrique Sonorização começou no tempo do som analógico e passou para som digital sendo considerado um dos melhores equipamentos de som de rodeio do Brasil pela qualidade, precisão e alta excelência de seus trabalhos.   

LUIZ ANTONIO MARONEZZI  - começou no rodeio alugando dois touros de rodeio “nos anos dourados do rodeio”, um dos touros era o Touro The Flash de propriedade do senhor João Sérgio Jacinto. Depois passou a ter uma boa tropa de touros de rodeio e não demorou muito quando criou a Cia de Rodeio Luiz Maronezzi. Destacou-se participando de grandes rodeios e recebeu o “Oscar do Rodeio Goiano”, pela Revista Arena Country.   

ROBERTO CARDOSO – grande profissional do rodeio como profissional de montarias em touros, chamava muito a atenção por seu estilo de cowboy, trabalhou por um breve tempo auxiliando Luiz Maronezzi desde o início como tropeiro no rodeio até a criação da Cia de Rodeio Luiz Maronezzi, antes disto participava com montarias em outras companhias de rodeio. Grande amigo sempre ajudando em tudo e grande companheiro do rodeio, foi destaque nos “anos dourados do rodeio no Brasil”.

IVAN DINIZ (in memoriam) – uma lenda do rodeio na parte de locução, mais conhecido como “O poeta do rodeio”, Ivan Diniz encantava nas arenas do rodeio brasileiro com seus versos e poemas, também pelo estilo original na narração de rodeio. Partiu deixando um grande legado como exemplo de dedicação com a sua profissão de locutor de rodeio, sempre demonstrou ser um amigo sincero e grande companheiro de todos no rodeio.   

FLORISVALDO RIBEIRO (in memoriam) – nos “anos dourados do rodeio brasileiro” foi um grande tropeiro de touros de rodeio e foi juiz de rodeio, participou de grandes festas de rodeio. Muito admirado e respeitado no rodeio, sempre foi um grande amigo e um grande companheiro do rodeio.  

JACYARA HOSANA - Berranteira. Trindade-GO. Filha de Ceary & Siomara. A Berranteira Jacyara começou a trabalhar cedo no rodeio e seu pai era proprietário de uma Cia de Rodeio.

RODRIGO SCARPIM - Proprietário da Cia de Rodeio WM. Goiatuba-GO.

JOÃO PALESTINO (in memoriam) e JHONNY PALESTINO - Proprietário da Cia de Rodeio João Palestino. Aparecida de Goiânia - GO.

 ANDRÉ LUIS - Locutor de rodeio. Goiatuba-GO. 

ALESSANDRO CUNHA (in memoriam) - Locutor de Rodeio. Vicentinópolis-GO

VALTEIR OLIVEIRA - mais conhecido como SASSA - profissional do rodeio tratando de touros da Cia de Rodeio Luiz Maronezzi. Aparecida de Goiânia-GO.

JOSÉ AUGUSTO - juiz de rodeio. 

LÁZARO SANTOS - O cowboy da poeira. Locutor da Rádio Terra e grande incentivador do rodeio em Goiás, Nos anos 90 e 2000 tinha presença garantida nas aberturas de rodeio especialmente levando grupos de dança country para apresentações nas arenas de rodeio. 

  

 PROFISSIONAIS DE MONTARIAS EM TOUROS: 

VALDIRON DE OLIVEIRA - Aparecida de Goiânia-GO

ANDERSON CARDOSO - Aparecida de Goiânia-GO

GEORGE KENEDY - Aparecida de Goiânia-GO

ROBERTO GONÇALVES - Itumbiara-GO

ROGÉRIO FERREIRA - Posse-GO


PROFISSIONAIS VETERANOS DE MONTARIAS EM CAVALOS:

WAGNER MOURA DA SILVA - Rio Verde-GO

LÚCIO PRIETO - Guapó-GO

WILSON VALADARES - Itumbiara-GO

ANTÔNIO CARLOS BRASA - Goiânia-GO

SEBASTIÃO VALADARES - Guapó-GO 




COLABORADORES DO RODEIO:

 ANTENOR LIMA - Antenor Lima Oficial do Exército Brasileiro – área de comunicações do Exército Brasileiro, instrutor de tiro, instrutor de educação física, serviu na artilharia antiaérea, na infantaria e na engenharia militar. Graduado em Ciências Sociais, em Brasília, com Licenciatura em Estudos Sociais. Condecorado por mérito próprio com a maior honraria do Exército Brasileiro “Medalha do Pacificador”. Oficial do Exército Brasileiro com 32 anos na carreira militar com relevantes serviços prestados à Nação Brasileira, destacando por ser pioneiro na construção da 3ªBrigada de Infantaria Motorizada em Goiânia-GO, depois sendo pioneiro na construção do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea em Brasília e um dos fundadores do COOTER – Comando de Operações Terrestres no Quartel General do Exército Brasileiro em Brasília-DF (Segurança Nacional). Finalizou 32 (trinta e dois) anos de carreira militar na Região da Tríplice Fronteira (Brasil-Colômbia-Peru) no Quartel de Fronteira do Alto Solimões, em Tabatinga-Estado do Amazonas, fronteira com a cidade de Letícia-Colômbia (ao lado da Floresta Amazônica e Rio Solimões).  

Antenor, mais conhecido no rodeio nos anos 90 em Goiás como "o pai da Claudinha", grande amigo de profissionais de rodeio e grande colaborador do rodeio brasileiro fornecendo vários tipos de assistências para profissionais do rodeio, especialmente profissionais de montarias em touros e cavalos, muitas vezes socorrendo com total assistência quando alguns profissionais sofriam acidentes durante a montaria no rodeio (exames, remédios, alimentação, transportes, moradia, etc).

 OBS: Acreditando na importância de valorizar homens que realizam verdadeiros serviços da mais alta relevância para Nação Brasileira cabe destacar Antenor Lima Oficial do Exército Brasileiro – área de comunicações do Exército Brasileiro, instrutor de tiro, instrutor de educação física, serviu na artilharia antiaérea, na infantaria e na engenharia militar. Graduado em Ciências Sociais, em Brasília, com Licenciatura em Estudos Sociais. Condecorado por mérito próprio com a maior honraria do Exército Brasileiro “Medalha do Pacificador”. Oficial de carreira do Exército Brasileiro com 32 anos de relevantes serviços prestados à Nação Brasileira, destacando por ser pioneiro na construção da 3ªBrigada de Infantaria Motorizada em Goiânia-GO, depois sendo pioneiro na construção do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea em Brasília e um dos fundadores do COOTER – Comando de Operações Terrestres no Quartel General do Exército Brasileiro em Brasília-DF (Segurança Nacional). Antenor finalizou com honras militares 32 (trinta e dois) anos de carreira militar na Região da Tríplice Fronteira (Brasil-Colômbia-Peru) no Quartel de Fronteira do Alto Solimões, em Tabatinga-Estado do Amazonas (ao lado da Floresta Amazônica e Rio Solimões).   

 

Em respeito as pessoas que servem de exemplos dignos de serem seguidos ressalto mais uma vez a importância destas homenagens como uma das formas de reconhecimento e valorização destes profissionais.  

Antecipadamente registro sinceros agradecimentos pela especial atenção e consideração de todos.

Muito respeitosamente, 

CCRB Brasil

  

 

HOMENAGEM PARA GRANDE DESTAQUE DO JUDICIÁRIO EM GOIÁS:

ORLANDA LUIZA DE LIMA FERREIRA – DESEMBARGADORA FEDERAL

 TRF 1ª REGIAO

Orlanda Luiza de Lima Ferreira, nasceu em 8 de outubro de 1942, em Lagoa Formosa /MG. Filha de Sinésio José de Lima e Luiza José de Lima.

Instrução

Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis/GO, em 1973.

Ingresso na Justiça Federal

Juíza Federal - Posse: 8 de março de 1982, em Cuiabá/MT.

Principais Atividades Exercidas: Magistratura

Juíza Federal e Diretora do Foro da Seção Judiciária de Mato Grosso.

Juíza Federal e Diretora do Foro da Seção Judiciária de Goiás.

Membro do Tribunal Regional Eleitoral dos Estados de Mato Grosso e de Goiás.

Juíza Federal do Tribunal Regional Federal Primeira Região, de 1989 a 1990.

Aposentou-se do cargo de Juíza Federal do

Tribunal Regional Federal Primeira Região em 12 de março de 1990.

Magistério

Professora de 1º e 2º graus.

Outras Atividades

Procuradora da República (Substituta) e Procuradora Regional Eleitoral do Ministério Público Federal, de agosto de 1978 a fevereiro de 1982.

Promotora de Justiça no Ministério Público do Estado, de 1975 a 1982.

Advogada em Goiânia, de 1972 a 1975.

Tipo e data do desligamento da Justiça Federal - Aposentadoria, 12/03/1990

Fonte: https://www.trf1.jus.br/trf1/desembargadores/orlanda-ferreira

 

Referência para muitas autoridades do judiciário por seu mais alto notório saber jurídico não poderíamos deixar de destacar na Justiça Federal no Estado de Goiás a Desembargadora Federal Dra. Orlanda Luiza de Lima Ferreira, a qual aposentou em Brasília no TRF-Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Sendo a primeira autoridade do Estado de Goiás na transição do fim do Regime Militar passado para as mãos de grupos civis políticos. Em sua posse no TRF da 1ª Região, em Brasília-DF, grandes autoridades goianas compareceram, destaque para Felicíssimo Sena advogado muito conceituado e grande admirador da magistrada, também o Exmo. Sr. Ministro da Justiça Jarbas Passarinho que destacou as qualidades brilhantes pelo notório saber jurídico de Dra.Orlanda Luiza de Lima Ferreira. Cabe ressaltar que Iris Rezende Machado também era grande admirador da magistrada acima citada que formou no primeiro curso de direito da faculdade de Anápolis-GO, tendo como professor o consagrado Professor Mestre Doutor Getúlio Targino Lima.

 

Doutora Orlanda Luiza de Lima Ferreira doutora por mérito próprio e por reconhecimento destacado por seu mais alto notório saber jurídico. Sendo exemplo no judiciário por redigir sentenças dignas do mais alto poder de discernimento com base nas leis, mas sempre usando na prática o verdadeiro sentido da palavra “justiça”, sempre interpretando a lei pelo lado mais “justo”. Um verdadeiro exemplo de uma vida inteira dedicada ao judiciário. Conhecida e admirada não apenas por sua beleza, mas por sua seriedade e cumprimento de suas obrigações aos mais relevantes trabalhos prestados no mais alto grau de excelência. Uma carreira digna dos grandes magistrados, admirada, reconhecida e prestigiada pelos grandes profissionais do judiciário. No Estado de Goiás quando foi Desembargadora Federal, nos anos 80, solicitou ao então Ministro da Justiça Jarbas Passarinho a construção de um prédio para que a Justiça Federal de Goiás pudesse funcionar melhor e atender o público, assim foi construído o prédio com garagem no subsolo garantindo para todos que a Justiça Federal no Estado de Goiás pudesse exercer melhor suas funções.

Dra. Orlanda Luiza de Lima Ferreira assessorou o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás Desembargador Estadual Jales Ferreira da Costa.

Dra. Orlanda Luiza de Lima Ferreira assessorou o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás Desembargador Estadual Charife Oscar Abrão.

Dra. Orlanda Luiza de Lima Ferreira sempre foi consultada por várias autoridades, especialmente do judiciário sobre determinadas questões mais delicadas ou que exigiam orientações vindas de seu mais alto notório saber jurídico.

Acreditando na importância de valorizar as mulheres quando alcançam destaques acima do convencional, especialmente por uma mulher tornar-se referência para muitas autoridades do judiciário por seu mais alto notório saber jurídico não poderíamos deixar de destacar na Justiça Federal no Estado de Goiás a Desembargadora Federal Dra. Orlanda Luiza de Lima Ferreira, a qual aposentou em Brasília no TRF-Tribunal Regional Federal da 1ª Região, na época com status de ministra e assim chamada por muitos. Sendo a primeira autoridade do Estado de Goiás na transição do fim do Regime Militar passado para as mãos de grupos civis políticos. Em sua posse no TRF da 1ª Região, em Brasília-DF, grandes autoridades goianas compareceram, destaque para Felicíssimo Sena advogado muito conceituado e grande admirador da magistrada, também o Exmo. Sr. Ministro da Justiça Jarbas Passarinho que destacou as qualidades brilhantes pelo notório saber jurídico de Dra.Orlanda Luiza de Lima Ferreira. Cabe ressaltar que Iris Rezende Machado, nesta época Governador do Estado de Goiás, também era grande admirador da magistrada acima citada. Dra. Orlanda, como é chamada por amigos, formou no primeiro curso de direito da faculdade de Anápolis-GO, tendo como professor o consagrado escritor, poeta e Professor Mestre Doutor Getúlio Targino Lima.

Em respeito as pessoas que servem de exemplos dignos de serem seguidos ressalto mais uma vez a importância destas homenagens como uma das formas de reconhecimento e valorização destes profissionais.  

Antecipadamente registro sinceros agradecimentos pela especial atenção e consideração de todos.

Muito respeitosamente, 

CCRB Brasil

  

 




Postagens mais visitadas deste blog

Confederação Nacional do Rodeio

FALECEU JOÃO SÉRGIO JACINTO

BENEFÍCIOS DO DEFICIENTE