FALECEU JOÃO SÉRGIO JACINTO
O CCRB BRASIL
COM PROFUNDA TRISTEZA INFORMA QUE
EM 23 DE SETEMBRO DE 2024 FALECEU
JOÃO SÉRGIO JACINTO
UM DOS NOMES MAIS CONSAGRADOS DO RODEIO BRASILEIRO
E DO AGRONEGÓCIOS NO BRASIL.
QUE DEUS CONFORTE OS CORAÇÕES DE FAMILIARES E AMIGOS.
O CCRB BRASIL SEGUE EM ORAÇÕES...
Claudinha: "Adeus João Sérgio
grande amigo e
grande companheiro
de uma vida inteira no rodeio...
Você já faz muita falta... saudades eternas...
Grande "Vaqueiro"
(como ele pedia para chamá-lo: "Vaqueiro")
um grande "Cowboy"
e apaixonado pelo mundo rural...
O ser humano mais incrível que
tive a honra de conhecer e conviver...
descanse em paz Cowboy."
Claudia Brasil
(Claudinha)
Presidente do CCRB Brasil
Foto: Iris Roberto
Kaká de Barretos mencionou em seu instagram: "Quem nos abandonou hoje aos 73 anos, vítima de complicações hepáticas foi o amigo João Sérgio Jacinto. Eu o conheci na década de 90, época do Cowboy do Asfalto/Rodeio de Goiânia/Federação Nacional de Rodeio Completo. Exímio laçador; apaixonado pelos muares, bovinos long horn, foi um dos pioneiros na produção de Mulas de Laço, cruzando Jumento Nacional X Éguas Quarto de Milha. Atuou também na compra de gado para frigoríficos, chegando a ter participação acionária no Friboi. Até um dia!!Meus sentimentos à família e amigos."
Nelore Adir comentou em seu instagram: É com profundo pesar e tristeza que recebemos a noticia do falecimento do nosso grande amigo João Sérgio Jacinto @jsbovinos, verdadeiro cowboy brasileiro, muladeiro apaixonado que sempre acreditou no muar. Um dos maiores compradores e conhecedores de boi de corte do país.
Membro efetivo da Diretoria da Associação Goiana dos Produtores de Novilho Precoce, deixou um legado de anos de trabalho e dedicação a pecuária brasileira.
Nossos mais sinceros sentimentos a família e aos amigos.
Foi noticiada a seguinte matéria no site Compre Rural:
"João Sérgio Jacinto foi um grande entusiasta do mundo da pecuária, muladeiro e um dos pioneiros da Raça Texas Longhorn no Brasil; pecuarista faleceu em decorrência de um câncer no fígado.
O Brasil perdeu nesta segunda-feira (23) um dos maiores compradores e conhecedores de boi de corte do país, João Sérgio Jacinto, pecuarista e proprietário da Fazenda Santa Elvira, no município de Santa Bárbara em Goiás.
João Sérgio faleceu em decorrência de um câncer no fígado. Um autêntico – e um dos últimos – cowboys, como ele mesmo dizia, nasceu na cidade de São Sebastião da Grama, São Paulo e aos 15 anos de idade já carreava carro de boi e conseguiu o seu primeiro trabalho na área.
Já no início da década de 70 foi convidado pelo senhor Armando Cabral para trabalhar no frigorífico Cabralde Assis como apartador de Boi Magro e Comprador de Boi Gordo.
Em 1979 trabalhou na Fazenda Campanario por um curto período de tempo, onde gerenciou a propriedade cuidando de 40 mil animais. Foi nessa fase de sua vida que ele se apaixonou pelos cavalos Quarto de Milha e muares.
Em 1980 foi convidado para trabalhar em Assunção no Paraguai pelo seu antigo patrão (Armando Cabral), em um Frigorífico que se chamava Frigorífico Pampa, onde desenvolveu a técnica de compra de boi. Em 1981, chegou na cidade de Goiânia para trabalhar no frigorífico Boivi, que também era do Sr. Armando Cabral em sociedade com Manuel Pires Barqueiro, foi comprador de boi magro e gordo, onde ficou por 13 anos.
Em 1994 começou sua jornada no Friboi como comprador de boi gordo, onde ficou durante 14 anos exercendo essa função.
Em 2008, recebeu uma homenagem pelo tempo prestado como comprador de boi gordo dentro da Friboi e passou a exercer a função de comprador de boi magro para o JBS confinamento.
Em 2011, abriu o escritório JS Bovinos como parceiro da JBS para voltar a comprar boi gordo. Se manteve como comprador de boi magro para a empresa e ao longo dos anos apareceram novos parceiros, como a JBJ confinamento, Mataboi e Frigorífico Frivam.
João dizia que sua paixão pelos muares estava em seu sangue. “Desde que me conheço por gente eu pratico a montaria em cavalo, com o tempo comecei a mexer com as mulas Quarto de Milha, animais de muita inteligência que usamos para laçar, é uma paixão que só quem tem, que sabe. Eu tenho haras com muitos cavalos, mas sou apaixonado mesmo é por mula” – declarou ele, em entrevista recente.
Quem também deixou seu depoimento sobre a partida de João Sérgio foi Ana Paula Brito, assessora de leilões e proprietária da página do Instagram @anapaulabritooficial.
“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do meu amigo João Sérgio. Um homem simples, humilde e trabalhador, cuja partida ainda me custa acreditar. Nossa paixão compartilhada pelos muares nos uniu ao longo dos anos, tive o privilégio de aprender com ele, um dos meus maiores incentivadores nessa jornada que trilho hoje. João Sérgio, ao lado do Valdomiro – seu melhor amigo – e da equipe JS, não apenas deu voz aos Muares Quarto de Milha, mas também revolucionou o mercado da pecuária, deixando um marco inegável” – lamentou Ana Paula."
Leia mais em: https://www.comprerural.com/brasil-perde-um-dos-seus-ultimos-cowboys-joao-sergio-jacinto/
Fonte: https://www.comprerural.com/brasil-perde-um-dos-seus-ultimos-cowboys-joao-sergio-jacinto/#:~:text=O%20Brasil%20perdeu%20nesta%20segunda,de%20um%20c%C3%A2ncer%20no%20f%C3%ADgado.
A história de João Sérgio Jacinto:
Parte 1
Parte 2



